IMAGEM FM
Pesquisar por:
OCORRÊNCIAS: REGIÃO: OLIVEIRA DO HOSPITAL: SMULHER ENTRA EM PARAGEM CARDIORESPIRATÓRIA

Uma mulher, de 67 anos, entrou em paragem cardiorrespiratória, após ter-se engasgado, ao almoço, e é transportada de helicóptero para o hospital de Coimbra.

Os Bombeiros de Oliveira do Hospital ainda conseguiram reverter o quadro clínico, no local, após terem sido chamados à residência da vítima. No entanto, o estado clínico manifestou-se grave, tendo sido, de imediato, transportada de helicóptero para o Hospital de Coimbra.

SOCIEDADE: REGIÃO: CASTRO DAIRE: PROJECTO “BANDOOR” VENCE CONCURSO

O projecto “Bandoor”, da Escola Secundária Padre José Augusto da Fonseca, foi o grande vencedor do Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio de Viseu Dão Lafões.

Castro Daire foi, esta Terça-Feira, o palco da Final do Concurso de Ideias de Negócio, promovido pela CIM Viseu Dão Lafões no âmbito do projecto “Wanted – Escolas Empreendedoras“.

A iniciativa aglomerou os autores das doze melhores ideias de negócio, seleccionadas entre 45 candidaturas apresentadas, por 110 alunos, de 16 escolas da região.

A 14.ª edição do concurso ficou marcada por um novo formato.

Da parte da manhã, os participantes apresentaram os seus protótipos em exposição, permitindo ao Júri conhecer as soluções desenvolvidas. À tarde, os alunos defenderam as suas ideias, demonstrando competências de inovação, empreendedorismo e comunicação.

Após a avaliação dos projectos, os jurados distinguiram as seguintes ideias:

1.º Lugar: Projecto “Bandoor”, da Escola Secundária Padre José Augusto da Fonseca, de Aguiar da Beira.

2.º Lugar: Projecto “TrySafe”, da Escola Profissional de Tondela.

3.º Lugar: Projecto “Help Graph”, da Escola Secundária de Nelas.

SOCIEDADE: REGIÃO: TONDELA: SEMANA GASTRONÓMICA DO CABRITO EM TONDELA

Tondela celebra a gastronomia local com Semana Gastronómica do Cabrito.

O cabrito será rei nas mesas dos restaurantes do Caramulo, entre 4 e 10 de Junho.

A 20.ª edição da Semana Gastronómica do Cabrito contará com a adesão de 18 restaurantes locais.

A valorização da produção local de agropecuária, exaltação dos sabores da gastronomia do Caramulo e a potenciação da economia local, são os objectivos da Semana Gastronómica do Cabrito, que decorrerá, em Tondela, durante sete dias.

O evento é promovido pela Confraria Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo, com o apoio do Município de Tondela e da Junta de Freguesia do Guardão, contando com 18 restaurantes aderentes, dos concelhos de Tondela, Vouzela, Águeda e Oliveira de Frades.

Os pratos típicos serão servidos em assadeiras de Barro Negro de Molelos, um dos elementos identitários da região.

Em comunicado, a autarquia Tondelense afirma que a iniciativa pretende “ajudar a alavancar a pecuária, uma actividade de extrema importância para o território, de forma que esta se mantenha e atrair os jovens para o sector na Serra do Caramulo”.

ECONOMIA: REGIÃO: SÃO PEDRO DO SUL: EMPRESAS DE SÃO PEDRO DO SUL PREMIADAS

16 empresas de São Pedro do Sul foram agraciadas com o Prémio PME Líder 2025, resultado de um crescimento face ao ano de 2024, em que foram distinguidas 11 empresas.

O Prémio PME Líder, galardão que distingue empresas com elevados níveis de desempenho, solidez financeira e capacidade de gestão, agraciou, este ano, as empresas:

• A. J. Pereira Rocha, Unipessoal, Lda.

• Adelino Amorim, Unipessoal, Lda.

• Albinox, Construções Metálicas, Lda.

• Amélia Marques, Lda.

• Bernardino de Almeida e Costa & Filhos, S.A.

• Cruz & Oliveira – Carpintaria e Mobiliário, Lda.

• Farmácia Marques da Costa, Lda.

• Lafopneus, Ferreira & Pinto, Lda.

• Marcelino & Agostinho, Lda.• Moreira & Rodrigues, S.A.

• Perfisa, Fábrica de Perfis Metálicos, S.A.

• Predial das Termas, Lda.

• Reciclovouga, Comércio de Sucata, Lda.

• Santos & Silva, Lda.

• Silva & Carvalhas, Lda.

• Solipaima, Supermercado Oliveira, Paiva, Martins, Lda.

SOCIEDADE: PAÍS: REGIÃO: VISEU: 12.° FÓRUM “VÊ PORTUGAL” EM VISEU

Na abertura do 12.° Fórum “Vê Portugal”, João Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Viseu, defendeu que “O Centro tem que ser o catalisador entre Espanha e o Oceano Atlântico”. O edil Viseense abriu, hoje, o fórum, defendendo a cooperação entre municípios e o turismo como motor de desenvolvimento económico e territorial. “Temos a melhor região do país e aquela que tem mais potencial para crescer nos próximos anos”. Foi desta forma, convicta, que João Azevedo, Presidente, também, da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, encerrou a sua intervenção, salientando a importância estratégica, baseada no turismo como motor de desenvolvimento económico, atracção de investimento e coesão territorial, perante uma plateia de operadores, empresários e entidades públicas e privadas, descrevendo a região como um “território de oportunidades”, que beneficia da localização estratégica entre o litoral Atlântico e o interior da Península Ibérica.

ACTUALIDADE: REGIÃO: VISEU: CIM VISEU DÃO LAFÕES RECEBE “PROVE”, EM VISEU

A “PROVE Vinho & Queijo 2026” arrancou da melhor forma, ao celebrar os sabores, os produtores e as tradições da Região Centro.

A sessão solene de abertura contou com a presença de João Azevedo, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões e Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Rui Ventura, Presidente da Turismo Centro de Portugal, Nuno Nascimento, Vice-Presidente da CCDR Centro, Manuel Pinheiro, Presidente da CVR do Dão, e de Christelle Domingos, Directora-Executiva da InovCluster.

Estiveram, igualmente, presentes vários Presidentes dos Municípios da região, Nuno Martinho, Secretário-Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Pedro Soares, Presidente da CVR da Bairrada, Rodolfo Queirós, Presidente da CVR da Beira Interior, assim como associações representativas do queijo, entre outros representantes institucionais, parceiros, produtores e confrarias, carimbando o início de três dias dedicados à promoção dos vinhos DOC e dos queijos DOP da Região Centro.

O fim-de-semana será, por isso, pleno de sabores, conhecimento e partilha.

O “PROVE Vinho & Queijo 2026” termina Domingo, 31 de Maio, no Mercado 2 de Maio.

ACTUALIDADE: SÃO PEDRO DO SUL: CÂMARA DE SÃO PEDRO DO SUL APROVA NOVO QUARTEL DOS BOMBEIROS E PROTECÇÃO CIVIL

𝐀 𝐂â𝐦𝐚𝐫𝐚 𝐌𝐮𝐧𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐒ã𝐨 𝐏𝐞𝐝𝐫𝐨 𝐝𝐨 𝐒𝐮𝐥 𝐚𝐩𝐫𝐨𝐯𝐨𝐮, esta Sexta-Feira, 𝐞𝐦 𝐫𝐞𝐮𝐧𝐢ã𝐨 𝐝𝐞 executivo, 𝐨 𝐩𝐫𝐨𝐣𝐞ct𝐨 𝐝𝐨 𝐟𝐮𝐭𝐮𝐫𝐨 𝐐𝐮𝐚𝐫𝐭𝐞𝐥 𝐝𝐞 𝐁𝐨𝐦𝐛𝐞𝐢𝐫𝐨𝐬 𝐞 𝐏𝐫𝐨𝐭𝐞cçã𝐨 𝐂𝐢𝐯𝐢𝐥, assim como da construção da via de acesso a esta infraestrutura, que reforçará a capacidade de resposta operacional e de protecção da população do concelho.

A aprovação deste projecto representa a concretização de um investimento essencial, na sequência da assinatura do contrato de comodato celebrado entre o Município e as duas corporações, a 12 de Fevereiro.

𝐀 𝐜𝐨𝐧𝐬𝐭𝐫𝐮ção será na 𝐳𝐨𝐧𝐚 𝐝𝐚 𝐏𝐞𝐝𝐫𝐞𝐢𝐫𝐚, n𝐮𝐦 𝐢𝐧𝐯𝐞𝐬𝐭𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 que rondará os 𝟑,𝟓 M𝐢𝐥𝐡õ𝐞𝐬 𝐝𝐞 E𝐮𝐫𝐨𝐬,

Imagem FM
A ouvir agora